segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aprendizagem vocal

Meu teclado nao funciona. Por que? Porque sou acomodada...
Esse comodismo me impediu de escrever esse texto há meses, literalmente meses. E o efeito é que nao escreverei com o mesmo gosto que teria escrito antes, quando a idéia estava fresca num galho da minha mente.

Um amigo me pediu para falar sobre técnica vocal, mas desde o princípio devo dizer desculpa, apenas ler isto nao vai mudar nada. Outra coisa, para os estudados que passarem por aqui:

ESTE TEXTO É PSEUDO-BASEADO EM TEORIA. PREPARE-SE PARA LER BESTEIRAS!

Mas por favor, assim que detectá-las, me avise! Qual é a utilidade de um texto se nao aprende-se nada escrevendo-o?

O dia que esse amigo fez-me o pedido (pela qual-ésima vez?) coincidiu com a época que me professor de Física decidiu falar sobre oscilaçoes. Aliás, naquele dia iria um substituto, e eu apenas fui a aula porque pensei que haveria lista de chamada, afinal, meio semestre havia passado e eu nao apredera mais do que já sabia do Ensino Médio.

O substituto era simpático mas falava baixo e nao raramente falava sozinho. E aquelas equações diferenciais faziam cócegas muito superficiais no meu cérebro. Preciso de café. Pouco mais de uma hora falando de senos, exponenciais, molas e discos girando em fluídos, freios, amortecedores e o escambal.

Muita vontade de perguntar sobre colunas de ar - nao perguntei.

Nao colocarei (agora) as equações aqui, pois estou de férias e em outro mundo, pórem uma breve explicaçao que todos podem entender.

Imagine uma mola, um bloco no chão preso à mola, voce puxa o bloco e o solta. Não.

Imagine um balanço, uma menininha sentada nele, o ar e você. Voce empurra a menina uma vez. O balanço balança(!), balança... balança e para. Por que ele para? Por simplicidade, pela resistencia do ar.
Bem, voce resolve entao balançá-la periodicamente, para que a brincadeira nao seja tao breve. Ela vaai e voolta, voce empurra, ela vaai e volta. Empurrando na frequencia certa, ela irá mais e mais alto (até um certo limite né?). Empurrando em outras frequencias, que nao combinem com o movimento do balanço, perceberá que aquele ficará estranho. Isso é muito intuitivo, concorda?

O que acontece é que existem (simplificadamente) três forças atuando aí: o Peso da menina, a Resistencia do ar, e a Força que voce aplica.
  ***

Já pegou um papel de bala, esticou, e soprou para fazer aquele barulhinho fiuuu?
É isso que acontece com as cordas vocais quando falamos ou cantamos.

Alias, já cantou "dentro" de uma garrafa? Percebeu como o som se altera? Agradeça pela sua cabeça oca, sua caixa de ressonancia natural.
  ***

Voltando a aula daquele dia, o professor seguiu manipulando umas equações e tcharan:

Ressonância - quando um sistema entra em ressonância, significa que atingiu sua amplitude máxima. (O mais alto que a menininha do balanço pode chegar sem cair, o volume máximo que seu corpo pode dar a sua voz, para que ela encha a sala daquele auditório - sem dor de garganta!)

Coisas sobre o estado de ressonância:
1 - "A amplitude de um sistema é MÁXIMA, quando a resistencia é nula."
2 - "Quando em estado de ressonância, o sistema precisa de POTÊNCIA MAXIMA."

Link para um texto mais abrangente sobre ressonância.

Sim, ao que parece, ressonância é um nirvana para os cantores! =)

Traduzindo as coisas acima: nao pense em descansar, cantar é esforço, mas tem que ser aplicado corretamente, afinal o ar precisa passar pela sua garganta antes de ser amplificado. Se seu pescoço está tenso, se contrai e fecha a passagem de ar, mais esforço errôneo, mais contração, mais difícil a passagem do ar. Agora está doendo né?

Bem, vencida a primeira barreira, o som viaja loucamente pela sua boca e é amortecido e quando resolve sair, já perdeu muita energia. (Failure again) Imagine entao que há um espelho no palato (céu da boca) que irá refletir todos os feixes de luz sonora direto para os seus lábios e de lá para todo o universo! (Tá, viajei).

Na pratica isso pode parecer nada óbvio. E mesmo a ciência não tem respostas satisfatórias para explicar precisamente os mecanismos da fonação. Por isso, na maior parte do tempo o cantor estuda priorizando as sensações.

Em breve, devido a necessidade de entregar um trabalho decente na escola, postarei um texto bem mais preciso. Então, obrigada por ter acompanhado até aqui e espere a próxima!

Um comentário:

  1. contanto que volte a escrever, tudo bem u___u'

    e realmente, cantar direito dá dores de cabeça.
    e faz meses que não escuto a sua voz..

    agora fique bem logo.
    :*

    ResponderExcluir